Target Go Treinamentos

As mudanças pelas quais passa o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está mudando? CLARO. A tecnologia evolui, as relações sociais mudam, a sociedade evolui.

O mercado sempre evoluiu e sempre mudou. Milhares de telefonistas foram substituídas por centrais telefônicas. Milhares de profissionais que atuavam como caixas de banco foram substituídos por caixa eletrônicos.

Mas da mesma forma que profissões desaparecem, outras surgem. E o que precisamos fazer é acompanhar essas mudanças, olhando para o futuro, de forma a entender como o mercado se organizará daqui a alguns anos. E nos preparar para isso.

Algumas das mudanças que impactarão o mercado de trabalho são tecnológicas. Outras, são mudanças sociais. Vamos discutir algumas delas:

 

Tecnologia

A evolução das tecnologias ligadas a informação e à comunicação é absurda. O mundo mudou nos últimos anos.  Pense. O Google foi fundado em 1998. O Google Maps em 2005. Consegue viver sem eles hoje? O Facebook é uma empresa fundada em 2004.  O Linkedin em 2002. O whatsapp em 2009

Conhecer tecnologia, pensar de forma lógica, aprender programação não é mais diferencial: será condição básica para atuar no mercado.

O Big Data é o assunto do momento na área de inteligência e mercado. E para atuar na área, as empresas buscam bons matemáticos e estatísticos.

Você levará 3 anos para se graduar em matemática. 3 ou 4 para fazer um curso na área de Sistemas. E pode fazer um curso de 2 anos na área de Inteligência de Marketing.

 

Saúde

A população brasileira envelhece rapidamente. A expectativa de vida do brasileiro é de 74,8 anos. Uma população mais idosa exige mais cuidados médicos, fisioterapeutas, remédios, serviços de cuidadores e tem impacto até sobre o mercado Pet.

 

Relacionamento

Quanto mais cresce a automatização dos processos comerciais com o crescimento do ecommerce, maior a necessidade de profissionais especializados no atendimento. O caso da Zappos, contado no livro  Satisfação Garantida, mostra a importância do relacionamento e as oportunidades de trabalho nessa área.

 

Educação

Quanto mais tecnologia e mais inovação, maior a necessidade de aprender. Portanto mais oportunidades na área de educação. Mas os professores precisarão se desenvolver para aprender a lidar com todas as novas tecnologias.

A Khan Academy, um dos mais inovadores projetos de uso da tecnologia na educação tem revolucionado o papel do professor na sala de aula.

 

O importante é entender que o trabalho não deixará de existir. O importante é entender suas mudanças e se preparar para elas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Bem-vindo!

Clique para conversar ou envie um e-mail para [email protected]

× Precisando de ajuda ?